quarta-feira, 8 de setembro de 2010

TDAH (Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade)

O TDAH é um diagnóstico muito comum em crianças. Nas últimas 2 décadas as pesquisas e avanços acerca deste transtorno foram muito grandese entende-se hoje a importância de diagnosticar e tratar precocemente o indivíduo com este diagnóstico. Inicialmente, as crianças apresentam sintomas de desatenção e hiperatividade que influenciam seu desempenho na escola e na vida social e estes são os motivos dos encaminhamentos para atendimento. Por vezes a queixa vem da escola e por outras da propria família. É frequente que o paciente seja avaliado e tratado por psicólogos, fonoaudiologos e psicopedagogos com melhora parcial ou mesmo sem resposta às intervenções até que seja feito o diagnóstico. Os sintomas acarretam prezuizo de rendimento escolar e também das relações sociais e alguns pontos são muito importantes para a correta abordagem:
1) Estabeler o diagnóstico e as comorbidades (diagnósticos associasdos tais como a dislexia, ansiedade, depressão, transtorno bipolar) que estão presentes em mais ou menos 60% dos casos
2) Decidir sobre a prioridade de tratamento dos diagnósticos
3) Iniciar tratamento medicamentoso e não medicamentoso que inclui a orientação da família e da escola, terapia comportamental de acordo com o caso, fonoaudiologia e psicopedagogia.

É importante que a família e o paciente entendam que este é um transtorno que depende de todos para encontrar um bom resultado mas que o prognóstico melhora muito com o tratamento precoce.

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