terça-feira, 23 de junho de 2009

Neuropediatria Desenvolvimento Infantil

Este blog tem por objetivo compartilhar informações sobre o desenvolvimento neurologico comportamental de crianças e adolescentes, transtornos de aprendizado e temas relacionados. Acredito que este endereço será útil aos médicos e professores e, principalmente, para os pais e familiares das crianças e adolescentes.
A comunicação adequada entre os profissionais e a família é o primeiro passo para que tudo dê certo!
Currículo lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=K4782512Y3

15 comentários:

  1. Boa Noite Dra. sou Cristine Schiavone moro em SP
    gostaria muito de ter uma orientação, tenho uma sobrinha idade 1 ano e 4 meses, ela tem ja alguns meses convulsoes, sempre quando ela sente dor por cair ou esta doentinha, ou irritada, é que acontece tudo é muito rapido ela se contorse, fica durinha, e depois vai voltando, fica dias molinha ate voltar o normal, foi feito varios exames e oque os medicos dizem que é normal!!! mas sexta agora dia 05/03 ela estava brincando normal, e esta semana ela esta doentinha teve febre baixa a garganta estava inflamada, como disse estava brincando derrepente bateu a boca de leve começou a chorar e começou a ter a convulsão mas desta vez foi diferente foi uma noite de terror Dra. vimos nossa menina morrer!!!ela não
    voltava, e quando paraecia que ia reagir ela desmaiava varias vezes era como se ela nao tivesse força para reagir tivemos que chamar o resgate e conceguiram com a injeção reanimala foi muito trite demorou +- 15 min., Dra porque desta vez foi assim?? ela ficou internada e fizeram exmes e tudo esta normal somente o peso ela perde muito peso em poucos dias e magrinha de mais tem so 8 kls oque é normal nisso tudo Dra. nos oriente no que fazer não durmimos mais, revesamos os cuidados para que ela esteja sempre no colo, para que não aconteça, os medicos dizem que muitas crianças tem mas desta vez muito muito serio como pode não ser nda oque fazemos??? por favor!!! meu email é cristineschiavone@gmail.com muito obrigada!!obs a mae teve este problema ate 3 anos e o pai toma medicamento do tipo gadenal! ela é um bebe prematuro mas sem complicações, e de mae diabetica e hipertença!!! durante toda a gestação. aguardo anciosa.

    ResponderExcluir
  2. Boa noite, Dra, meu nome é wagner e ando muito preocupado com meu neto que tem 1 ano e dez meses(data de nasc. 15/05/2008, pois até agora ele não anda. Meu filho levou, para um ortopedista, para efetuar alguns exames, devido a posição de seus pés, que como somos leigos, pareciam tortos, mas chapas mostrou que não tinha nada errado com o menino e solicitou, um acompnhamento de um neuropediatra.
    minha dúvida: Pode ser devido a problemas emocional?

    ResponderExcluir
  3. Gostei muito do seu blog. Conheci há pouco mas estou lendo tudo, pois estou aprendendo ainda mais. Parabéns!

    ResponderExcluir
  4. Giovanni, espero que esta mensagem ainda lhe chegue em tempo de ajuda-los. Fiquei algum tempo sem receber as atualizações do blog e perdi o tempo de comentar seu problema.

    Inicialmente quero sinalizar que estes comentarios não substituem uma consulta médica e que o exame fisico e entrevista pessoais são fundamentais ao diagnóstico correto.

    A apresentação clinica realmente assemelha-se a crises convulsivas. O fato de cair ou bater a boca antes tem que levantar a questão se ela já cai no inicio de uma pequena crise. Problemas com a regulação do fluxo sanguineo para o cerebro sob condições de stress tambem devem entrar no diagnostico diferencial e por vezes é apenas uma tendencia familiar. Por outras reflete problemas na regulagem dos batimentos cardiaco levando a uma convulsão por baixo fluxo cerebral. Sugiro que seja realizada consulta completa que certamente será complementada com exames cardiacos alem de renovação de Eletroencefalograma de boa qualidade. Nem sempre um Eletro normal exclui o diagnóstico sendo mais importante julgar a apresentação clinica. Ja passaram-se varias semanas desde a sua postagem e me agradaria saber dos desdobramentos desde então. Atenciosamente

    ResponderExcluir
  5. Caro Wagner,

    Estes comentarios não substituem uma consulta médica completa mas farei alguns comentários que espero lhes auxiliem.
    De fato, os problemas ortopédicos frequentemente alteram o padrão da marcha mas é necessário uma deformidade importante para impedi-la completamente. A marcha depende da aquisição de uma série de aptidões posturais e de equilíbrio, depende da força dos músculos e das condições neurológicas gerais da criança. Em tratando-se de um atraso de marcha isolado ( sua linguagem, comunicação social e aptidões motoras finas estando normais)fica sugerido um problema motor isolado ainda sem repercussão em outras áreas do desenvolvimento.É muito importante que seja vista por um neurologista infantil a fim de definir em que grupo de estruturas devemos iniciar a investigação. É importante também salientar a importância dos estímulos de fisioterapia e estimulação, a serem indicados pelo médico assistente após investigação.

    ResponderExcluir
  6. meu filho tem 1 ano não anda e está fraquinho,o q devo fazer?

    ResponderExcluir
  7. Dra. meu filho tem um ano e 11 meses, tem bronquite asmatica, é alergico e quando dorme treme pernas e braços, fico apavorada, não sei o que fazer me disserem para eu procurar um neuro, ele fazer um exame eletroencefalograma para efeito de comprovação que ele não tem nada essas foram as palavras do neuropediatram o que faço, um dia desses ele ficou com crise de asma e tocou brycanil e 3 horas depois inalei ele com 5ml de soro e 3 gotas de berotec ele ficou o tempo todo do sono tremendo, não sabia o que fazer, me ajude por sua experiencia. Débora

    ResponderExcluir
  8. Olá Neimar,

    Os movimentos que você descreve podem ter causas bastante variadas, havendo grandes chances de terem relação com uma qualidade de sono ruim ocasionada pela asma. Movimentos noturnos nem sempre são convulsões mas deve haver exclusão deste diagnóstico com exames apropriados e, principalmente uma consulta completa antes de solicitar a avaliação por exames.

    ResponderExcluir
  9. Olá Leida,

    Em geral, as consultas pediátricas regulares detectam a grande maioria dos problemas que afetam a aquisição da marcha. Com um ano, estando todo o restante bem e a criança aprentando postura de pé com apoio, ainda podemos esperar um pouco. O que me parece preocupante é a sua afirmação de que a criança apresenta fraqueza. Assim, afastadas as causas não neurológicas pelo pediatra, talvez caiba uma investigação de causas desta fraqueza do ponto de vista neurológico.

    ResponderExcluir
  10. dr minha netinha tem 7 meses nasceu com insuficiencia respiratória e ficou 10dias da UTI neontal, a pouco minha filha percebeu q ela não abre a mão direita ,só usa a mãe esquerda , a direita sempre fica fechada , levou ela a pediatra q encaminhou pra fisioterapia , não seria o caso de leva-la ao neuro pediatra , o parto dela foi muito complicado nasceu com 36 semanas pois a mãe teve pré eclampsia , ela já estava entrando em sofrimento fetal, estou muito preocupda , poderia ser hemiplegia ou hemiparisia por favor me responda estou desesperada

    ResponderExcluir
  11. ola Elaine,

    Pela sua mensagem a possibilidade de uma paresia direita existe e deverá ser investigada apropriadamente por médico neurologista infantil. O pediatra pode perceber muitas das alterações através do atraso da aquisição das funções próprias para a idade. Igualmente importante é ainda o início de um programa de fisioterapia adequado uma vez que se confirme esta causa. Muitas crianças superam totalmente o deficit ou igualam seu nivel funcional ao das demais crianças com o tratamento apropriado.
    Atenciosamente

    ResponderExcluir
  12. Dra Heloisa, meu filho irá completar 4 anos no mês que vem e a escola nos contactou solicitando uma avaliação auditiva e uma do aspecto neurológico pois afirmam que em sala ele apresenta grande dificuldade para manter-se focado em uma atividade, se dispersa com facilidade e não permanece sentado,fica correndo pela sala, muitas vezes demonstra-se desligado do ambiente em que se encontra e demora a atender quando chamado pelo nome. Disseram que isso acontece quando estão em grupos e na presença de estimulos variados, mas que sozinho com a professora estes comportamentos desaparecem. Ele é uma criança muito afetuosa, bondosa, não é agressivo e muito educado porem brinca muito sozinho e transfere isso para a escola. Ja fizemos a avaliação auditiva e tudo esta normal. O que fazer? Qual caminho seguir? Elas firmaram que ele é super inteligente e caprichoso, mas possui um comportamento incompativel ao grupo. Grata pela sua atenção.
    Fernanda

    ResponderExcluir
  13. Olá Fernanda, aos 4 anos muitos diagnósticos ainda são impossíveis em função do próprio curso do desenvolvimento. Um dos aspectos mais importantes nesta fase é a competência nas funções de linguagem. Aspectos da saúde emocional tais como medos e manias precisam ser avaliados e podem ter relação com o comportamento na escola. A qualidade do sono e a própria atitude e infraestrutura da escola também devem ser consideradas.
    O melhor caminho é iniciar com uma consulta completa de todos estes aspectos por neurologiata infantil de maneira a ponderar necessidade de investigação adicional ou estabelecer um prazo de observação.
    Atenciosamante

    ResponderExcluir
  14. meu bebe treme muito pernas e braços sem choros e normal ele esta com 2 meses ?
    ele nasceu de 36 semanas !
    e revira muitos os olhos ? !

    ResponderExcluir