sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Epilepsia

Figuras ilustres tais como Machado de Assis, padeceram de epilepsia em uma época durante a qual não haviam medicamentos eficazes e quando o preconceito transformava os epilepticos em alijados sociais. Desde então, muito evoluimos no conhecimento acerca desta doença e avançamos em seu tratamento. A classificação atual de crises engloba muitos tipos de sintomas e auxilia no diagnóstico de pacientes que antes não encontravam explicações para suas queixas.

As crises mais óbvias, aquelas nas quais os indivíduos perdem a consciência no inicio da crise e caem ao solo com movimentos repetitivos, são apenas as mais facilmente notadas.

Sintomas sutis, tais como espasmos de uma parte do corpo, dores abdominais recorrentes sem causa aparente, modificação repentina do estado de consciência podem ser sintomas de crises focais. A história familiar positiva é muito sugestiva do diagnóstico mas não precisa estar presente.

O paciente com fatores de risco familiares ou de doenças presentes ou pregressas tais como as malformações, as síndromes geneticas ou eventos traumaticos do cérebro , prematuridade e paralisia cerebral podem desenvolver epilepsia. No entanto, muitas vezes nada se encontra em seu histórico que justifique o probleme e mesmo assim o diagnóstico pode ser definido.

O tratamento deve ser instituido rapidamente pois isto melhora as chances de controle completo. Atualmente dispomos de exames de eletroencefalograma com vídeo para afastar dúvidas no diagnóstico e os exames de imagem nos auxiliam a afastar causas anatômicas como malformações e tumores. Frente a sintomas sugestivos ou em caso de dúvida, procure orientação médica.

A Liga Brasileira de Epilepsia, através de seus capítulos regionais promove palestras e grupos para pais. Além de muitas informações importantes no proprio site: http://www.epilepsia.org.br/epi2002/jecn.asp

Dor de cabeça na infância

A dor de cabeça é muito comum no transcorrer de doenças virais agudas e outras infecções. Nestes casos, sua intensidade costuma ser branda e cede com medicamentos analgésicos convencionais. Procurar o médico nestas situações dependerá não só da intensidade da dor de cabeça, mas também dos sintomas associados. Existem, no entanto, situações que devem alertar os pacientes e seus pais para a necessidade de investigação mais aprofundada:
Dor muito intensa que não cede a analgésico e que piora com o sono ou com o paciente deitado.
Dor que vem mudando de característaicas ao longo dos ultimos meses, com aumento de intensidade e/ou frequencia
Dor que acorda o paciente a noite
Associação com vômitos não precedidos de náuseas
Frequência maior que uma vez ao mês de crise que retire o paciente de suas atividades corriqueiras.
Pode ser só uma enxaqueca? Pode. mas mesmo nestes casos é importante avaliar e tratar para que a qualidade de vida do paciente melhore.

TDAH. Transtorno de Deficit de Atenção e Hiperatividade

O TDAH é um diagnóstico muito comum em indivíduos do mundo todo e de todas as idades. ANa maior parte das vezes, o diagnóstico é feito na infância, em função dos principais sintomas do transtorno, que podem levar a prejuizo escolar e também dificuldades de desempenhar relações conforme a expectativa da idade. O paciente com TDAH tem sintomas que levam seu desempenho a ser menor que a sua capacidade e, por isso, são incompreendidos e rotulados como desinteressados, preguiçosos e egoístas... Imaginem que, tantas críticas desde cedo podem minar a auto-estima desras pessoas e levar a consequências que não são obrigatoriamente parte do quadro principal. Os TDAH frequentemente têm diagnósticos associados tais com Ansiedade, Depressão, Dislexia e problemas de coordenação motora e por vezes a prematuridade e problemas por época do nascimento estão relacionados ao aparecimento dos sintomas. Sabemos que existe uma forte hereditariedade e é frequente fazer mos o diagnóstico em vários membros na mesma família. Dê uma olhada na minha reportagem para o RJ TV de 16 de setembro.
http://rjtv.globo.com/Jornalismo/RJTV/0,,MUL1306394-9101,00-HIPERATIVIDADE+TAMBEM+E+SINTOMA+DO+TRANSTORNO+DO+DEFICIT+DE+ATENCAO.html